Ituiutaba Esporte Clube
Ituiutaba Esporte Clube é uma agremiação esportiva com sede na cidade de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, fundada a 30 de abril de 1947. Em 2011, a equipe passa a jogar temporariamente sob o nome de Boa Esporte Clube, devido a mudança de mando de campo para a cidade de Varginha.História
Sua história atual é semeada por uma recente ascensão dentro do futebol estadual.Em 1998, se torna profissional e joga pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Mineiro, caindo ainda na primeira fase. Mas acaba ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes que iriam disputar este campeonato.
Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro. No ano seguinte, após boa campanha na Primeira Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo na primeira fase. Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminada pelo Villa Nova.
Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual. Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas foi eliminado logo na segunda fase.
Em 2007, a diretoria contrata o ex-goleiro da seleção chilena, Roberto Rojas, para comandar a Equipe no Mineiro, porém não consegue bons resultados e quase é rebaixado para o Módulo II. Mas no mesmo ano, o time da a volta por cima. A diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o título inédito na Fazendinha.
Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo. Após manter a base da Taça Minas Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro, e a vaga para as semifinais. No primeiro jogo, o Ituiutaba mandou seu jogo no Mineirão (por questões financeiras) e conseguiu um empate incrível com o Cruzeiro (4 x 4, após estar perdendo por 4 x 1). No Segundo jogo (novamente no Mineirão, só que desta vez com mando de campo do Cruzeiro), o time começa vencendo no primeiro tempo por 1 x 0. Porém, não aguenta a pressão e o cansaço, e o Cruzeiro vira o jogo em 3 x 1. Com a 4ª posição, consegue vaga para série C de 2008 e Copa do Brasil de 2009. O time faz uma campanha ótima na primeira fase da série C, ficando invicto, mas é eliminado na terceira fase da Série C, ficando assim em 10º lugar, garantindo vaga na série C de 2009, que será disputada por 20 clubes.
2009
No Campeonato Mineiro de 2009, o Ituiutaba terminou a primeira fase como Campeão do Interior, com 20 pontos (3ºlugar geral), atrás apenas de Cruzeiro e Atlético. Em 11 jogos conseguiu 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nas quartas de final, enfrentou o Democrata de Governador Valadares, vencendo as duas partidas, porNa Série C de 2009 fez uma campanha razoavel. Sem conseguir passar da primeira fase (3º colocado), ficou em 11º lugar na classificação final. Na Taça Minas Gerais, no entanto, fez a pior campanha de sua história, ficando em ultimo lugar, sem nenhuma vitória.
2010
Em 2010 o Ituiutaba foi a equipe com a pior campanha no Campeonato Mineiro, sendo rebaixado para o Módulo II, depois de 6 anos na divisão principal do estadual.[2] O time conseguiu na competição apenas uma única vitória, empatando duas e perdendo as outras oito.Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase pelo Goiás. A equipe mineira perdeu a primeira partida no Estádio da Fazendinha por
Na Série C do Campeonato Brasileiro a equipe surpreendeu e conseguiu um feito inédito em sua história, a ascensão para a Série B. A classificação veio depois de dois empates com a Chapecoense pelas quartas de final. O primeiro jogo,
2011
Em 2011, a equipe do Ituiutaba passa a jogar temporariamente sob o nome de Boa Esporte Clube, devido a mudança de mando de campo para a cidade de Varginha, durante o período em que o Estádio da Fazendinha estará passando por reforma. Depois que as obras estiverem concluídas, o time voltara para Ituiutaba, voltando a utilizar o nome Ituiutaba Esporte Clube[8]Motivo do apelido Boa!
Em 30 de abril de 1947, no salão de festas do Ituiutaba Clube, segundo pavimento, fundaram solenemente o Boa Vontade Esporte Clube, sob a liderança de Luiz Alberto Franco Junqueira, Saulo de Freitas Barros e Nadim Derze, com o apoio de Pascoal di Rosatto, Abadio Manoel da Costa(Badião), Aziz Abdalla Mussa, Afif Abdalla Mussa, Paulo Chaves, João Nina, José Batista Ferreira(Zé Padre), Roque de Souza Bastos, Giberto Vilela Cancella(Bete Cancela), Roney Dantas de Brito,Jacob Nicolau Tahan, Gastão Vilela França, Gilson Vilela Cancella(Nenê Cancella), Pedro de Freitas Barros, Manoel Ribeiro de Oliveira(Neca),João Batista Castanheira (Cumba),Sidney de Souza, Ari Rodrigues da Cunha, Juarez Alves Muniz(I), Ardelino Ferreira(Tingo).O nome Boa é portanto, o primeiro nome do Ituiutaba Esporte Clube, que teve como primeiro presidente o jovem Luiz Alberto Franco Junqueira, treinador Saulo de Freitas Barros. No seu primeiro ano de existência o BOA ganhou o torneio da Taça Philco, oferta de Gildo Vilela Cancella.No mesmo ano de 1947, o Boa passou a denominar-se Ituiutaba Esporte Clube. O clube possui hino próprio, elaborado por Lourival Balduíno do Carmo, conhecido por Barão Barbeiro, natural de Uberaba-MG e autor também do hino do Uberaba Sport Club.
Estádio
EmBoa Esporte Clube
2 ANOS NA MELHOR TERRA DE MINAS
Varginha - MG